Novidades

O cigarro aumenta o risco de infarto

'
Hoje, as dúvidas sobre os malefícios do tabagismo são poucas. No entanto, o número de pessoas que morrem vítimas do cigarro continua a crescer em todo o mundo. De acordo com dados da Fundação Mundial do Pulmão, até 2030 o número de mortes dobrará para 10 milhões por ano.
 
O cigarro é uma das drogas que mais viciam. Ele é responsável por aumentar o risco de surgimento de aproximadamente 50 doenças diferentes, além de elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca em até 30%. As doenças cardiovasculares, como a angina e o infarto, estão entre as mais comuns.
 
O infarto agudo do miocárdio ou infarto do miocárdio, mais conhecido também como ataque cardíaco, acontece quando parte do fluxo sanguíneo do coração sofre uma intensa e súbita interrupção, ocasionando a morte das células do miocárdio (o músculo cardíaco). 
 
A angina é uma dor no peito causada pela falta de oxigênio ao coração e pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue até ele. O hábito de fumar sobrecarrega o coração, o que pode resultar em crises de angina, e, possivelmente, em infarto.