Novidades

Esteja em dia com sua saúde bucal

'
Higiene bucal não está apenas relacionado com estética, a prática abrange um aglomerado de benefícios para o corpo humano. A saúde bucal é um reflexo da saúde geral e que, portanto, merece bastante atenção.
 
Confira dicas de como manter sua saúde bucal em dia:
 
1 – Escove os dentes da maneira correta, isso também significa escová-los após ingerir qualquer alimento, mas caso não seja possível, o recomendado é que o faça pelo menos 3 vezes ao dia. O acúmulo de bactérias nos dentes pode causar placas e, em alguns casos, até mau hálito. A escovação dentária deve privilegiar todos os lados possíveis dos dentes, incluindo a parte interna. Os especialistas mais cuidadosos recomendam escovar os dentes, passar o fio dental e escovar novamente. Enxague várias vezes e bocheche a água na boca. A escovação deve durar no mínimo 2 minutos. Escovar rápido não é escovar bem!
 
2 – Mantenha uma dieta equilibrada e em horários regulares. Frutas, verduras, proteínas tem consumo quase liberado, já açúcares, alimentos ácidos, refrigerantes e guloseimas devem ser ingeridos com moderação.
 
3 – A dentista Vivian Farfel recomenda o consumo de doces após a refeição principal de preferência, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos aos dentes.
 
4- Além disso, existem os alimentos protetores e alimentos detergentes. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre os dentes e as bacterias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pêra, cenoura, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo restos. No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza pesada com a escova.