Novidades

A chegada de um bebê requer cuidados e atenção

'
A chegada de um bebê é motivo de muita alegria. É um turbilhão de emoções, novidades e responsabilidades, mas, para que a crianças cresça e se desenvolva com saúde, é necessário alguns cuidados essências como estar atendo aos exames para recém-nascidos, que são eles:
 
Teste do pezinho: É um exame obrigatório e realizado com uma amostra de sangue tirada por meio de um furinho no calcanhar do bebê ou de uma veia ao redor do local. Essa picada acontece nessa região porque ela é rica em vasos sanguíneos, o que possibilita uma coleta rápida.
 
Doenças que podem ser diagnosticadas: com a triagem, pode-se diagnosticar hipotireoidismo, fenilcetonúria, que causa doenças mentais e só manifesta sintomas após seis meses. O exame ainda revela fibrose cística, causadora de desnutrição e dificuldades pulmonares, anemia falciforme, uma alteração da hemoglobina capaz de gerar lesões em determinados órgãos, que podem ser diminuídas com tratamentos.
 
Tipagem sanguínea: Realizado 48 horas depois do nascimento, por meio de uma amostra de sangue retirada no teste do pezinho, diz respeito à identificação do tipo de sangue, se é A, B, AB ou O, assim como o fator Rh, que pode ser positivo ou negativo.
 
Teste do olhinho: É obrigatório e também chamado de reflexo vermelho, ele acontece por meio de um oftalmoscópio, aparelho que lança luz e dá origem a uma cor avermelhada e contínua nos olhos. Para demostrar que está saudável, é necessário que durante o exame a pupila apresente uma coloração avermelhada e assimétrica.
Quais doenças podem ser diagnosticadas: com a realização do exame o médico verifica a existência de tumores ou catarata congênita.
 
Teste da Orelhinha: Triagem auditiva verifica, com um equipamento de fone de ouvido acoplado a um computador, se o bebê escuta perfeitamente. O exame é obrigatório e deve ser feito pelo menos dois dias após o nascimento.
 
Quais doenças podem ser diagnosticadas: deficiências auditivas (rastreamento de surdez severa ou profunda). O diagnóstico precoce facilita a reabilitação e a obtenção da fala.