Loading

Segunda a Sábado
das 08h00 às 12h00
das 13h00 às 20h00

(82) 2126-0000

publicidade

Notícias

12/09/2018

Setembro Vermelho alerta sobre cuidados com o coração


As doenças cardiovasculares – que afetam o sistema circulatório e o coração – matam mais brasileiros que o câncer. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e apontam que cerca de 350 mil mortes são registradas por ano no Brasil causadas pelos três maiores problemas: infarto, insuficiência cardíaca e derrame.
 
Já o câncer é responsável por cerca de 190 mil mortes por ano, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em todo o mundo, 17,5 milhões de pessoas morrem todo ano em decorrência de doenças cardíacas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
Os dados são assustadores, mas também importantes para lembrar que a prevenção é o melhor remédio. Várias enfermidades estão no guarda-chuva das doenças cardiovasculares. Veja as quatro que mais levam a óbito no Brasil.
 
1. Infarto agudo do miocárdio
 
O infarto agudo do miocárdio é provocado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, devido à obstrução da artéria coronária, levando ao quadro de dor no peito, sudorese, falta de ar e mal estar. Ao sinal dos primeiros sintomas, a busca por ajuda é crucial, pois a cada minuto que passa o risco de óbito aumenta em 10%.
 
2. Doença vascular periférica
 
Decorre do depósito de gordura com obstrução das artérias periféricas do corpo. Nos membros inferiores, por exemplo, ocorre redução do fluxo de sangue para as pernas, com queixas de dor e de dificuldade para caminhar associadas à queda da temperatura local com dormência.
 
3. Acidente vascular cerebral
 
As placas de gordura depositadas nos vasos sanguíneos cerebrais podem obstruir um vaso cerebral intracraniano, levando ao quadro de dor de cabeça, tontura e paralisia de um braço, perna e face. Dependo da extensão da lesão, pode comprometer a fala e os processos neurológicos. O socorro imediato pode diminuir as sequelas e a chance de óbito.
 
4. Morte Súbita
 
Compreende o quadro de óbito de forma súbita, ou seja, quando não há chance de socorro, sendo causado, principalmente, pelo infarto agudo do miocárdio.
 
Para identificar possíveis doenças cardíacas, separamos 5 sintomas muito frequentes:
 
Desmaio ou tontura;
Palpitações no coração;
Dores no peito;
Falta de fôlego; e
Dores nas pernas.
 
É possível fazer alguns exames para ver e acompanhar as doenças cardíacas, esses exames são:
 
Eletrocardiograma;
Ecocardiograma;
Teste ergométrico;
Cateterismo cardíaco;
Holter 24 horas; e
Monitor cardíaco portátil;
Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Harmony Medical Center

Lot. Stella Maris, Rua Dr. José Afonso de Melo, 68, Jatiúca - Maceió-AL - CEP: 57.037-460
Tel: (82) 2126-0000